Desafios da ativação das relações físico-corporais na cena por atores-aprendizes em montagens teatrais dramáticas

  • Yaska Antunes

Resumo

A proposta para a comunicação deste trabalho é compartilhar com os pares as
dificuldades encontradas com atores-aprendizes na montagem de um texto
considerado mais tradicional por estar inscrito no que se convencionou denominar
de teatro dramático. Trata-se da montagem do texto “As bruxas de Salém”, de Arthur
Miller, com a turma de Estágio Supervisionado em Interpretação/Atuação II, do
Curso de Teatro da UFU. As dificuldades com relação ao aparato corpo-vocal
começam com a própria dificuldade de compreensão do texto e do trabalho de ator.
Os caminhos possíveis, depois de reflexão e tentativa de solução, apontam para a
necessidade de fazer com que os atores rompam com a ideia de que eles têm de
“representar”, estimulando-os a conseguir se relacionar antes de tudo com o ator
concretamente em cena. Estabelecer primeiramente relação direta com seu
interlocutor, ou seja, estimular a intersubjetividade entre os atores. A retomada de
certos princípios básicos desenvolvidos por Stanislavski é o cerne de nossa reflexão
neste trabalho.

Referências

ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

IYENGAR, B. K. S. A luz da yoga. São Paulo: Cultrix, 1980.

KUSNET, E. Ator e Método. Rio de Janeiro: Instituto de Artes Cênicas, 1987.

MILLER, A. As bruxas de Salém.

STANISLAVSKI, K. A construção da personagem. Trad. P. de P. Lima. Rio:

Civilização Brasileira, 1998.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas