As canções seresteiras como elemento do discurso cênico

  • Eberth Guimarães da Silva
  • Maurílio Andrade Rocha

Resumo

Este artigo pretende revelar os primeiros estudos realizados sobre a utilização
da música no processo de criação do projeto “Residência teatral no bairro
Lagoinha: Um estudo sobre dramaturgia da improvisação a partir dos princípios
cênicos das máscaras tradicionais brasileiras”. Neste trabalho mascarados
passam a residir, literalmente, em uma casa alugada em um bairro tradicional
da cidade e, de acordo com a vivência cotidiana nesse bairro, começam a
contar a história do lugar, revelando traços peculiares e fatos históricos
relevantes. O foco do estudo deste artigo é o processo de incorporação de
canções pertencentes ao cancioneiro popular urbano brasileiro, que datam, em
média, da década de 1950, dentro do processo criativo do projeto. A principal
motivação do estudo deve-se ao fato da identificação histórica que o contato
com essas canções provocava nos atores. Por se tratar de um trabalho em que
o aspecto histórico é de fundamental relevância para a criação, essas canções
cumpriram o primeiro processo de aproximação histórica, instigando o diretor
musical do projeto a pesquisar e trazer mais canções que partilhassem desse
clima seresteiro para o espetáculo a ser criado. Ainda será discutido o aspecto
dramatúrgico presente nessas canções que, em sua maioria, apresentam
textos que tratam de perdas e desencontros amorosos e saudosismo de
pessoas e lugares passados.

Referências

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Fado nas décadas de 1930 e 1940 – Dissertação de Mestrado em Ciências da Linguagem, 2010. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa – Lisboa, Portugal.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SILVEIRA, Brenda. Lagoinha a cidade encantada. Belo Horizonte: Ed. da

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SOUZA, Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de. A música e os efeitos sonoros

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Brasil.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas