De Margarida a Cabocla – uma trilha de canções, técnicas, palhaço e memória

  • Felícia de Castro Menezes
  • Meran Vargens

Resumo

Por meio de fragmentos de diários elaborados durante dez anos do processo
criativo do espetáculo solo “Rosário”, o presente artigo persegue, sob a luz da
crítica genética, revelar a construção da figura “Cabocla”. Configurada
enquanto um dos esboços de personagem que regem a obra em questão, a
“Cabocla” teve inspiração na Mestra Margarida, mestra de Guerreiro do
Juazeiro do Norte (CE), e em seu vasto repertório de canções. Investigando
rastros que envolvem uma pesquisa vocal-criativa e a vivência continuada de
manifestações populares e da arte do palhaço, intenciona-se evidenciar os
veios da memória que levaram à corporeidade física e vocal desta figura. A
arqueologia do processo desvenda como estas vias subterrâneas
possibilitaram o encontro de procedimentos criativos tão diversos, tornando-se
um caminho singular para a cena.

Referências

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: Da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2001.

PAREYSON, Luigi. Estética: Teoria da formatividade. Petrópolis, RJ: Vozes,

SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. 4ª edição. São Paulo: FAPESP: Annablume, 2009.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas