Resíduos em trânsito no treinamento do ator – sobre atenção dividida e dupla atenção

  • Leonel Henckes
  • Betti Grebler

Resumo

Este artigo trata da noção de treinamento na arte do ator em diálogo com a
obra do encenador polonês Jerzy Grotowski. Estabelece a ideia de desordem
como metodologia e parte de experiências vivenciadas por este pesquisador
para abordar o treinamento ou exercícios/pretextos para trabalho sobre si
mesmo. De uma perspectiva que valoriza a singularidade do atuante em
processo, focada nos ajustamentos e transformações possíveis, busca
resíduos que possam sugerir “janelas poéticas” para a criação. Dentre estas
janelas, elenca-se a “atenção dividida e a dupla atenção” como recorte por
meio do qual são abordados diferentes aspectos referentes ao treinamento
psicofísico do atuante.

Referências

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Civilização Brasileira, 1976.

________________. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969 / textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba; curadoria de Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli com a

colaboração de Renata Molinari. São Paulo: Perspectiva: SESC; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, 2007.

________________. In. MÁSCARA. Cuaderno Iberoamericano de Reflexion sobre Escenologia. Año 3 n. 11 – 12 octubre 1992/Enero 1993.

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas