Etnicidades-em-relação e o discurso nativo: o fenômeno transcultural nos laboratórios cênicos de Bença

  • Vinícius da Silva Lírio
  • Érico José Souza de Oliveira

Resumo

Parte integrante da pesquisa de Mestrado do autor, este é um estudo acerca
de dois dos pilares do processo de criação do espetáculo Bença (2010), do
Bando de Teatro Olodum: as relações transculturais e o discurso nativo. Para
tanto, abordaram-se as fontes de pesquisa e elaborações ideológicodiscursivas
do grupo nos laboratórios cênicos para a encenação citada,
articulando-as com um arcabouço teórico-epistemológico acerca do campo
transcultural que envolve o Bando. O produto das reflexões aqui suscitadas
revela a teatralidade de um grupo cujas criações são frutos de suas
experiências e referências cotidianas no campo de cruzamento cultural que é o
território híbrido da brasilidade.

Referências

BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de Antropologia Teatral. São

Paulo: HUCITEC, 1994.

BORNHEIM, Gerd Alberto. Brecht: a estética dialética do teatro. Rio de

Janeiro: Graal, 1992.

FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do

ator. Campinas: Hucitec / Unicamp, 2002.

GROTOWSKI, Jerzy. A técnica do ator. In: GROTOWSKI, Jerzy. Em busca do Teatro Pobre. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992, pp. 160-170.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Cor e raça: raça, cor e outros conceitos analíticos. In: PINHO, Osmundo; SANSONE, Livio (orgs). Raça: novas perspectivas antropológicas. 2ª Ed. Rev. Salvador: EDUFBA, 2008, pp. 63-82.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

MACIEL, Luiz Carlos. Introdução. In: BRECHT, Bertolt. Teatro dialético –

ensaios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967, pp. 1-17.

MATERNO, Ângela. O olho e a névoa: considerações sobre a teoria do teatro: In: Sala Preta. Revista de Artes Cênicas, n. 3, São Paulo, ECA/USP, 2003, pp.31-41.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2010.

RODRIGUES, Graziela. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de

formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica:

multiculturalismo e representação. Trad. Marcos Soares. São Paulo: Cosac e Naify, 2006.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas