O ator antes da cena: Procedimentos de criação através da linha de ação física em Grotowski

  • João Paulo Valadares
  • Luis Otávio Carvalho

Resumo

Esta pesquisa propõe o estudo dos processos de criação registrados por Jerzy
Grotowski e seus colaboradores do Teatro-Laboratório. Para Grotowski a
atuação é um ato solene de autoconhecimento coletivo. Para se articular como
tal é necessário uma “ação total”. Esse fenômeno se expressa quando o ator
repete sua partitura e através dela se desnuda, acessando seus impulsos
interiores. Nesse momento o espectador sabe que encontrou um fenômeno
autêntico, e a irradiação do espetáculo se deriva dos opostos: objetivo —
subjetivo, partitura — ato. O trabalho do ator está centrado no paradoxo entre
espontaneidade e disciplina, trabalhando com a ideia de subjetivação de ações
objetivas, o cerne da ação física.

Referências

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro,

Civilização Brasileira, 1971.

GROTOWSKI, Jerzy; FLASZEN, Ludwik. O Teatro-Laboratório de Jerzy

Grotowski 1959 – 1969. São Paulo, Perspectiva, 2007.

GROTOWSKI, Jerzy. Respuesta a Stanislavski. In: Revista Máscara. Ano 4,

n. 16, México, Escenología, A.C., 1994.

OUAKNINE, Serge. Le Prince Constant. Étude et reconstitution du

déroulement du spectacle in Les Voies de La Création Théatrale. Paris – VII,

Éditions du Centre National de La Recherche Cientifique, 1970.

RICHARDS, Thomas. Trabajar com Grotowski sobre las acciones físicas.

España, Alba Editorial, SLU, 2005.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas