Mitodologia em Artes Cênicas: Diretrizes, pressupostos, princípios e procedimentos para criação
Resumo
Em doutoramento (UNICAMP), vinculado ao projeto temático do Núcleo deAntropologia, Performance e Drama (USP), a pesquisadora elaborou um
complexo para criação cênica, intitulado Mitodologia em Artes Cênicas,
utilizando como aportes aspectos da Antropologia da Experiência, estudada
pelo antropólogo Victor Turner e da Antropologia do Imaginário, do sociólogo
Gilbert Durand. Este complexo foi vivenciado por artistas, sob a orientação da
pesquisadora, gerando a dramaturgia e a encenação do espetáculo Guerreiras,
como parte de seu doutorado. A Mitodologia em Artes Cênicas lida com forças
pessoais que movem o atuante na relação consigo mesmo e com a alteridade,
em retroalimentação, procura dar vazão a um Teatro das Profundidades,
atingindo camadas da psique pessoal e coletiva, na percepção inequívoca das
margens sociais. Este trabalho visa apresentar a Mitodologia em Artes
Cênicas, propondo uma mudança epistemológica nas Artes Cênicas, que se
distancia de uma transmissão vertical dos saberes para se aproximar de certa
Pedagogia Gnóstica, restauradora de uma realidade imarginal.
Referências
DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da
imagem. Rio de Janeiro, DIFEL, 2004.
______________. Mito, símbolo e mitodologia. Lisboa, Editorial Presença,
LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Guerreiras e Heroínas em
Performance. Da Artetnografia à Mitodologia em Artes Cênicas. 2011. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Instituto de Artes. Universidade Estadual de
Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, 2011.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Portugal, Instituto
Piaget, 1995.
TURNER, Victor. O processo ritual; estrutura e antiestrutura. Petrópolis,
Editora vozes, 1974.
VAN GENNEP, Arnold. Os ritos de passagem. Petrópolis. Vozes, 1978.
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas