A música e o ator meierholdiano: esboçando um conceito de ação musical

Raquel Castro de Souza, Maurilio Andrade Rocha

Resumo


O artigo busca apontar a relação entre a ação do ator no teatro de V. Meierhold
e a utilização de uma matriz extrateatral específica: a música. Destacam-se
alguns princípios fundamentais nos processos de construção da ação a partir
de elementos e parâmetros musicais no teatro meierholdiano. Partindo dos
escritos de Meierhold, busca-se compreender as especificidades de um teatro
cuja música seria concebida como substância da ação. Assim, esse estudo
pretende esboçar um conceito de ação musical a partir do trabalho do ator no
teatro de Meierhold, considerando a ampliação das possibilidades de utilização
de matrizes geradoras de ações propostas por esse encenador.

Texto completo:

PDF

Referências


BONFITTO, Matteo. O Ator Compositor. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

MARIA THAIS. Na cena do Dr. Dapertutto: poético e pedagogia em V. E.

Meierhold: 1911 a 1916. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2009. (Coleção

estudos; 267).

MEYERHOLD, V. E. Teoria Teatral. Octava edicíon. Trad. Augustín Barreno.

Madri: Editorial Fundamentos, 2008.

PICON-VALLIN, Béatrice. A cena em ensaios. São Paulo: Perspectiva, 2008. Trad. Fátima Saad, Cláudia Fares e Eloísa Araújo Ribeiro. (Coleção estudos; 260/dirigida por J. Guinsburg).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Fomento à pesquisa e apoio