A música e o ator meierholdiano: esboçando um conceito de ação musical

  • Raquel Castro de Souza
  • Maurilio Andrade Rocha

Resumo

O artigo busca apontar a relação entre a ação do ator no teatro de V. Meierhold
e a utilização de uma matriz extrateatral específica: a música. Destacam-se
alguns princípios fundamentais nos processos de construção da ação a partir
de elementos e parâmetros musicais no teatro meierholdiano. Partindo dos
escritos de Meierhold, busca-se compreender as especificidades de um teatro
cuja música seria concebida como substância da ação. Assim, esse estudo
pretende esboçar um conceito de ação musical a partir do trabalho do ator no
teatro de Meierhold, considerando a ampliação das possibilidades de utilização
de matrizes geradoras de ações propostas por esse encenador.

Referências

BONFITTO, Matteo. O Ator Compositor. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

MARIA THAIS. Na cena do Dr. Dapertutto: poético e pedagogia em V. E.

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estudos; 267).

MEYERHOLD, V. E. Teoria Teatral. Octava edicíon. Trad. Augustín Barreno.

Madri: Editorial Fundamentos, 2008.

PICON-VALLIN, Béatrice. A cena em ensaios. São Paulo: Perspectiva, 2008. Trad. Fátima Saad, Cláudia Fares e Eloísa Araújo Ribeiro. (Coleção estudos; 260/dirigida por J. Guinsburg).

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas