Relações Contemporâneas e Conceituais entre Teatro e Cinema: Edição, Montagem e Dinâmica Cênica
Resumo
O objetivo deste texto é discutir as possíveis relações conceituais entre o teatroe os suportes audiovisuais que incorporam o movimento em sua estrutura. A
ideia é centrar-se, para efeitos deste estudo, inicialmente na linguagem
cinematográfica e refletir sobre a relação desta como resultante de um
processo da edição e montagem (a imagem captada e revelada) e um possível
diálogo conceitual com a imagem cênica, observando seu caráter poético e sua
relação com luz, sombra e a articulação dos elementos próprios da encenação
(que podem se construir também através de um processo de edição e
montagem cênicas). Observando o caráter plástico da imagem e considerando
as características próprias do cinema (e por nossa reflexão e possível
aproximação, também do teatro), focaremos no conceito da expressão
cinematográfica como imagem em movimento, seguindo o pensamento
deleuziano, em que o representado no cinema é um representado em devir e
qualquer coisa representada, mesmo estática, encontra-se quando filmada
inscrita na duração e passível de transformação. A partir daí, pensaremos a
noção de representação no teatro e no cinema e suas imagens em mutação e
neste caso, ligada a este sentido da narrativa da imagem movimento.
Referências
AUGUSTO, Maria de Fátima. A montagem cinematográfica e a lógica das
imagens. São Paulo: Annablume; Belo Horizonte: FUMEC, 2004.
DELEUZE, Gilles. Cinema 1 - A imagem-movimento. São Paulo: Ed.
Brasiliense, 1983.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SOLER, Marcelo. Teatro Documentário: a pedagogia da não ficção.
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas,
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo,
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena