Da Cena ao Texto: Configurações da Teatralidade

  • Ana Maria de Bulhões-Carvalho

Resumo

O conceito de teatralidade parece ter voltado ao centro dos debates teóricos
que rediscutem a relação da cena com o texto. Esse conceito defende a
autonomização da cena a despeito do recurso à dramaturgia. Na disputa entre
as diferentes prerrogativas da cena ou do texto em relação à encenação, o
conceito de pós-dramático relançou questões que atravessaram o teatro do
século XX e continuam desafiando dramaturgos e encenadores. Algumas
realizações recentes trazem novos elementos teatrais para o enriquecimento
do debate.

Referências

FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo:

Perspectiva, 2010.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução Pedro Sussekind.

Prólogo Sérgio Carvalho. São Paulo: Cosac e Naify, 2007.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução

Mônica Costa Netto.

STEGEMANN, Bernd. “After postdramatic Theatre”, tradução: Matthew Price.

In: Theater, vol. 39: n. 3, Duke University Press, 2009: pp.11-23.