Apontamentos sobre os Estados Tônicos em Criações e Teorizações nas Artes Cênicas

  • Carolina Dias Laranjeira
  • Eloisa Leite Domenici

Resumo

O presente artigo discorre sobre a produção de modos diferenciados de estar
em cena, tendo como viés as práticas de artistas da dança e do teatro cujos
trabalhos corporais enfatizam os estados tônicos. Por meio de reflexões e
teorizações de artistas e teóricos busca-se identificar e ressaltar as escolhas
estéticas ou os procedimentos preparatórios envolvendo o trabalho com a
lentidão, a postura e os micromovimentos e aproximá-las do pensamento sobre
a função tônica, de Hubert Godard. Propõe-se, dessa forma, uma abordagem
sobre as questões concernentes ao corpo em cena sob uma perspectiva que
privilegia os estados corporais e as variações tônicas em detrimento da lógica
do passo e do movimento.

Referências

BARBA, E.; SAVARASE, N. A Arte secreta do ator: dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: Hucitec, 1995.

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