Apontamentos sobre os Estados Tônicos em Criações e Teorizações nas Artes Cênicas
Resumo
O presente artigo discorre sobre a produção de modos diferenciados de estarem cena, tendo como viés as práticas de artistas da dança e do teatro cujos
trabalhos corporais enfatizam os estados tônicos. Por meio de reflexões e
teorizações de artistas e teóricos busca-se identificar e ressaltar as escolhas
estéticas ou os procedimentos preparatórios envolvendo o trabalho com a
lentidão, a postura e os micromovimentos e aproximá-las do pensamento sobre
a função tônica, de Hubert Godard. Propõe-se, dessa forma, uma abordagem
sobre as questões concernentes ao corpo em cena sob uma perspectiva que
privilegia os estados corporais e as variações tônicas em detrimento da lógica
do passo e do movimento.
Referências
BARBA, E.; SAVARASE, N. A Arte secreta do ator: dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: Hucitec, 1995.
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LOUPPE, Laurence. Poétique de La Danse Contemporaine la Suite,
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Seção
Territórios e Fronteiras da Cena