Rastros para o Processo de Formação do Ator

  • Maria Alice Possani
  • Cristiane Malagoli Taguchi
  • Renato Ferracini

Resumo

Este artigo pretende mapear princípios e procedimentos dentro do campo do
treinamento e preparação do ator a partir de textos e depoimentos de atores do
Odin Teatret (Dinamarca), Lume Teatro e Matula Teatro (Campinas, SP).
Nesses três grupos é possível identificar uma genealogia no que se refere ao
treinamento do ator, na medida em que o trabalho nesse campo desenvolvido
pelo Lume foi fortemente influenciado pelas experiências dos primeiros atores
do grupo junto ao Odin — influência que persiste até hoje através de
intercâmbios constantes entre os atores dos referidos grupos. Esse
treinamento foi apreendido pelos atores do Lume e compartilhado
intensamente com os atores do Matula Teatro, principalmente durante os
primeiros quatro anos de existência deste último (2000 a 2004), e segue
ecoando até hoje. A partir de escritos e falas das atrizes Julia Varley e Iben
Nagel Rasmussen (Odin Teatret), Jesser de Souza e Carlos Simioni (Lume) e
Alice Possani (Matula), o presente texto busca identificar os princípios
recorrentes, as especificidades e as transformações do treinamento na
trajetória de cada grupo, atravessando-os pelo conceito de micropercepção
que vem sendo trabalhado no projeto de Mestrado “Treinamento do ator: a
memória e as micropercepções como caminho para o corpo em cena”, com
orientação do Prof. Dr. Renato Ferracini, ator do Lume. Esta pesquisa integra o
Projeto Temático Memória(s) e Pequenas Percepções, também coordenado
por Ferracini.

Referências

BARBA, E. “O quarto fantasma”. Urdimento – Revista de Estudos em Artes

Cênicas / Universidade de Santa Catarina. Vol. I, n. 9 (Dez 2007) Florianópolis: UDESC/CEART.

BARBA, E. e SAVARESE, N. A arte secreta do ator. Trad. Luís Otávio

Burnier. Campinas: Editora da UNICAMP e Hucitec, 1995.

FERRACINI, Renato. Artigo Preparação do Atuador: limite, virtual, memória e vivência. (Abrace 2007).

RIETTI, Francesca Romana e ACQUAVIVA, Franco. Il Ponte dei Venti –

un’esperienza di pedagogia teatrale con Iben Nagel Rasmussen. Produzione: F. Hendriksens Eftf., Copenhagen, 2001, pp. 2 a 11.

SOUZA, Jesser de. Entrevista realizada por Maria Alice Possani.

/junho/2011, em Campinas, SP.

VARLEY, Julia. Pedras d’água: bloco de notas de uma atriz do Odin Teatret /Julia Varley. Trad. de Juliana Zancanaro e Luciana Martuchelli. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.