Campo de Visão: um Procedimento de Exploração e Potencialização da Palavra Improvisada

  • Marina Elias

Resumo

Muito se trabalha no teatro a exploração da palavra e das sonoridades, buscando
ampliar as possibilidades técnico-poéticas de um texto cênico e aquilo que
configura seu entorno: espaços e tempos, nuances e dinâmicas na cena.
Problematiza-se a motivação do texto que vai ser dito e como ele será dito.
Quando se trata do contexto da improvisação encontramos menos estudos e
sistematizações que promovem um espaço de investigação e aprimoramento da
palavra improvisada, de um fluxo livre de texto que é processado e verbalizado em
improviso, sem que esteja apoiado em uma temática específica ou em um texto
teatral. Este artigo pretende apresentar e discutir o Campo de Visão
(LAZZARATTO, 2011) como um espaço-potência para explorar a palavra
improvisada.

Referências

LAZZARATTO, M. Campo de visão – exercício e linguagem cênica. São Paulo: Escola Superior de Artes Célia Helena, 2011.

NOVARINA, V. Carta aos atores. Trad. Ângela L. Lopes – Rio de Janeiro: 7letras, 2005.

____________. Diante da palavra. Trad. Ângela L. Lopes – Rio de Janeiro:

letras, 2009.