A Composição de uma Canção
Resumo
O artigo relata o processo clownesco de montagem de Canção de ninar, deSamuel Beckett, tentando promover um diálogo entre o sistema de Constantin
Stanislavski e conceitos da filosofia da diferença de Gilles Deleuze. O
espetáculo foi estruturado a partir de alianças feitas entre as ações físicas do
ator e os elementos da Análise Ativa mais oportunos à obra de Beckett. Estes
conceitos são cotejados com as noções de sensação, imagem e linha de
variação, caminhos construídos pelas intensidades que atravessam Beckett,
Stanislavski e Deleuze.
Referências
BECKETT, Samuel. Catastrophe et outres dramaticules. Paris: Minuit, 1982.
D’AGOSTINI, Nair. O método da Análise Ativa de C. Stanislavski como
base para a leitura do texto e da criação do espetáculo pelo diretor e ator.
290f. Tese (doutorado em Literatura e cultura russa) – Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, São Paulo,
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro:
Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles. Sobre o Teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
____________. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 2007.
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena