A Composição de uma Canção

  • Priscila Genara Padilha
  • Sandra Meyer

Resumo

O artigo relata o processo clownesco de montagem de Canção de ninar, de
Samuel Beckett, tentando promover um diálogo entre o sistema de Constantin
Stanislavski e conceitos da filosofia da diferença de Gilles Deleuze. O
espetáculo foi estruturado a partir de alianças feitas entre as ações físicas do
ator e os elementos da Análise Ativa mais oportunos à obra de Beckett. Estes
conceitos são cotejados com as noções de sensação, imagem e linha de
variação, caminhos construídos pelas intensidades que atravessam Beckett,
Stanislavski e Deleuze.

Referências

BECKETT, Samuel. Catastrophe et outres dramaticules. Paris: Minuit, 1982.

D’AGOSTINI, Nair. O método da Análise Ativa de C. Stanislavski como

base para a leitura do texto e da criação do espetáculo pelo diretor e ator.

290f. Tese (doutorado em Literatura e cultura russa) – Faculdade de

Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, São Paulo,

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro:

Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Sobre o Teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

____________. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge

Zahar, 2007.