Participação: o Ex-público e o Ativismo

  • Margie Rauen

Resumo

Este trabalho aborda ações artísticas, cujo objetivo é reposicionar o público como
agente externo (RAUEN, 2009) ou explorar a arte como “interstício social”, termo
marxiano aplicado na Estética Relacional (BOURRIAUD, 1998). A pesquisa
prioriza a poética participativa, termo tomado da crítica pos-colonilista e utilizado,
na Arte Contemporânea, para designar processos criativos que propõem a ação
anárquica do ex-público. O campo de investigação consiste de vivências diversas
em espaços públicos, transcendendo questões recepcionais e priorizando o tipo e
o grau de interferência das pessoas no tempo real do evento. O estudo
comparativo sugere que as poéticas participativas reconfiguram a arte como
capital radical e não apenas cultural, produzindo grande impacto relacional ao
potencializar redes de ativismo, embora se instaurem a partir de procedimentos de
composição convencionais, tais como apropriação, ressignificação, transposição,
modificação de convenções materiais, espaciais e/ ou suportes, inclusive em
meios digitais.

Referências

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COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo:

Perspectiva, 1998.

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_____________. O prank como opção performativa para a rede de ativismo político contemporâneo. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.