Experiência de mediação teatral no Québec
Resumo
Este texto aborda experiências atuais de mediação teatral no estado deQuébec no Canadá. São práticas desenvolvidas nas instituições culturais
Maison Théâtre em Montréal e no Groupe de Théâtre des Petites Lanternes em
Sherbrooke. Estes exemplos de atividades e maneiras de trabalhar com o
público formado por crianças e jovens são avaliados como referências de
metodologias educativas e artísticas. As avaliações da pesquisa confirmaram
os ricos percursos de experiências de formação teatral através de processos
de recepção e apropriação de forma pedagógica. A temática central deste texto
é a construção dos Cadernos de Espetáculo que são realizados pelas
instituições em parceria com as equipes artísticas dos grupos teatrais. Estes
cadernos são utilizados pelos professores que trabalham na escola com a
formação dos alunos que irão ver as apresentações.
Referências
BELLAVANCE, Guy et L’ALLIER, Julie. Accès et médiation culturelle: trois
études pour la Maison Théâtre. Institut National de la Recherche Scientifique
Urbanisation, Culture et Société-INRS, 2007.
DELDIME, Roger. In: ANDRÉ, Anne. La Médiation Théâtrale: sociologie du
Théâtre. Actes du 5e Congrès International de Sociologie du Théâtre. Belgique. Ed. Lansman, 1998.
MAISON THÉÂTRE. Mediação Teatral. Acessado em 5 de agosto de
< http://www.maisontheatre.com/fr/mediation.php>
SÉGUIN, Angèle. Un théâtre rassembleur ou une goutte d’huille dans
l’engrenage. In: GUILBERT, Lucille (Org.). Médiations et francophonie
interculturelle. Les presses de l’Université Laval. Montréal-Qc, 2004, p. 102.
TREMBLAY, Jean. La grande cuillette des mots, c’est pas de paroles en
l’air. Revue de Développement Social. Sherbrooke, v. 1, n. 2, pp. 60-62,
décembre de 2007.