O Diálogo entre Arte e Ciência na Fruição e Usufruição em Dança: Uma pesquisa em Viçosa, MG

  • Alba Pedreira Vieira

Resumo

Esta pesquisa analisou o impacto de um trabalho de campo de fruição e usufruição em
dança no saber artístico de 252 participantes de escolas públicas de Viçosa, MG. Eles
responderam ao questionário escrito inicial e final, tiveram duas aulas teórico-práticas semanais de gêneros diversificados de dança, fruição de vídeos, assistiram espetáculos ao vivo, além de apresentarem como intérprete-criadores. Houve melhoria significativa do conhecimento artístico dos participantes: 73% mudaram sua visão do que é dança e 65% modificaram sua visão do que é uma apresentação de dança. O trabalho permitiu aos envolvidos um enriquecimento artístico, assim, sugerimos que, através de metodologias educacionais diversificadas e duradouras de fruição e usufruição, pode-se ampliar o saber apreciativo em dança.

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações