O cisne como demarcador ideológico na construção da memória da dança
Resumo
Este artigo se insere no campo de construção da memória da dança, suasmediações com a cultura e as mídias, bem como as implicações políticas que adentram
tais relações. A partir da figura do “cisne” – que aqui será tratado como um eixo sígnico
de forte recorrência na história da dança mundial— defenderemos a hipótese de que a
memória da dança se constrói sobre demarcações ideológicas. Faremos uma breve
síntese cronológica das aparições do cisne na história da dança ocidental, até suas
incursões na dança contemporânea e na obra do grupo paulista Pró-Posição. A ideia é
analisar as representações simbólicas do cisne como demarcações ideológicas que se
imbricam nos modos de produção artística e seus regimes de visibilidade,
determinando, em parte, como a memória da dança vai se constituir.
Referências
LIVROS:
ANDERSON, Jack. Dança. Trad. Maria da Conceição Ribeiro da Costa. Lisboa: Editorial Verbo, 1978.
BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
BULL, Deborah; JENNINGS, Luke. The Faber Pocket Guide to Ballet. London: Faber and Faber, 2004.
CARVALHO, Edmea A. O ballet no Brasil. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1965.
COHEN, Selma J. Next week, Swan Lake: reflections on dance and dances. Middletown: Wesleyan University Press, 1982.
EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Trad. Mauro Sá Rego da Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.
MONEY, Keith. Anna Pavlova, her life and art. New York: Alfred A. Knopf, 1982.
SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo – por uma nova cultura política. Vol. 4. Cortez: SP, 2006.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
ARTIGOS:
THOMAS, Helen. Reconstruction and dance as embodied textual practice. In Alexandra Carter (ed.). Rethinking dance history: a reader. London: Routledge, 2004.
TESES E DISSERTAÇÕES:
HÉRCOLES, Rosa. Formas de comunicação do corpo - novas cartas sobre a dança. São Paulo: PUC, 2005. (Tese de doutorado)
PEREIRA, Roberto W. A formação do balé brasileiro e a critica jornalística: nacionalismo e estilização. São Paulo: PUC, 2002. (Tese de doutorado)
WEBSITES:
GERALD, Charles. The history of the ballet Swan Lake. BalletMet Columbus, September 1998 . http://www.balletmet.org/Notes/SwanHist.html. Visitado em 02/06/2010.