O olhar da Educação Somática sobre a relação do Corpo com o Mundo e na Dança
Resumo
O corpo humano constrói relações dialéticas que não terminam nos limites que afisiologia e a anatomia lhe impõem. Ele estende-se através da cultura, que lhe confere um
significado e que acaba deixando a sua marca tanto positiva, quanto negativa. Assim, este
estudo se guia por um caminho que investiga um corpo que não seja pensado somente
como uma máquina, nem um suporte para a razão, mas uma obra de arte, uma melodia.
Pensando sobre esse ponto de vista acreditamos que uma abordagem mais proprioceptiva
se torna viável, harmônica e expressiva, para a comunicação dessa relação do corpo com o
mundo e na dança. Para tanto, um olhar mais somático nas mensagens gestuais, posturais
e emocionais desse corpo que dança, pode se tornar extremamente relevante para se
trabalhar essa comunicação.
Referências
BORGES, H.M.O.C. Sobre o Movimento: o corpo e a clínica. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação e Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social) Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009.
CORBIN, A.; COURTINE, J.; VIGARELLO, G. História do Corpo. 2ª edição. Petrópolis- RJ: Vozes, v. 1, 2 e 3, 2008.
DAMÁSIO, A. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
DOMENICI, E. O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. Pro-Posições. UNICAMP. Campinas – SP, v.1, n1, mar, 2010.
Gil, J. Metamorfoses do Corpo. Lisboa: Relógio D’agua, 1997.
____. Movimento Total: O Corpo e a Dança. Lisboa: Relógio D’agua, 2001.
GREINER, C. Arte na Universidade para germinar questões e testar procedimentos. In: XAVIER, J, MEYER,S e TORRES, V. (org.). Tubo de Ensaio – Experiências em dança e arte contemporânea. Florianópolis: Ed do Autor, p.31-35, 2006.
LOREIRO, L. M. Integração de GDS com Educação Somática no auto-cuidado do Idoso: uma metodologia viável de ser implantada no Programa Saúde da Família. Dissertação de Mestrado. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. Rio de Janeiro, 2008.
MEIRELES, F.; EIZIRIK, A. O Corpo do Dançarino contemporâneo atravessado pelas terapias corporais. In: Dança e Educação em Movimento. Coord: CALAZANS, J.; CASTILHO, J.; GOMES, S. São Paulo: Cortez, 2003, p .87-93.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
SANTIN, S. O corpo simplesmente corpo. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento. Acessado em 28/05/2010. Disponível em:
http://www.ufrgs.br/seermigrando/ojs/index.php/Movimento/article/viewArticle/2623.
SILVA, P. C. O Lugar do Corpo: Elementos para uma Cartografia Fractal. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
SILVA, S. M. Pós-Modernismo e a Dança. In: GUINSBURG, J.; BARBOSA, O. Pósmodernismo. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.429-472.