CORPOS DITOS E MALDITOS: Um estudo sobre os procedimentos de criação na companhia Terpsí Teatro de Dança

  • João Batista Soares Lima
  • Marta Isaacsson Souza e Silva
  • Mônica Dantas

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o corpo no trabalho do Grupo Terpsí Teatro de Dança de Porto Alegre. Destaca-se que o corpo próprio inspira coreografias em teatro-dança relacionadas com o acontecimento cotidiano. Desta forma, cria-se outro sentido para o endereçamento entre o artista e espectador num fenômeno onde o corpo deixa de representar e passa a apresentar, sendo o centro irradiador da cena.

Referências

FERNANDES, Ciane, Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetições e

transformação. São Paulo: Hucitec, 2007.

LEHMANN, Hans – This. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac NAIF,

MERLEAU – PONTY, Maurice – Fenomenologia da Percepção. Martins Fontes, 13ª edição. São Paulo, 2006.

Seção
Dança, Corpo e Cultura