A conectividade entre dançarinos na cena de dança improvisação

  • Líria de Araújo Morais

Resumo

Este artigo reúne informações acerca da conectividade entre dançarinos
improvisadores no momento da cena, numa composição criada em tempo real. A cena, aqui, está sendo observada enquanto um sistema (segundo a Teoria Geral dos Sistemas), os dançarinos como elementos singulares que formam esse sistema e a conectividade enquanto Parâmetro Sistêmico Evolutivo. Discute-se a possibilidade da conexão entre dançarinos ser aguçada, produzindo sentidos na cena de dança improvisação. Sugere-se algumas ignições (acionamentos no corpo de quem dança - enquanto analogias de entendimentos sistêmicos) como possibilidades de potencializar a conectividade entre os que dançam na cena improvisada.

Referências

BUNGE, Mário. Dicionário de filosofia. Tradução Gita K. Guinsburg – São Paulo: Perspectivas, 2002.

DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. 1ª Edição. Instituto Antônio Houaiss. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

FERNANDES, Ciane. Pina Baush e o Wuppertal Dança-Teatro. São Paulo: Annablume, 2007.

MALETTA, Ernani de Castro. A formação do ator para uma atuação polifônica: princípios e práticas. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte, 2005.

MUNIZ, Zilá. Improvisação como processo de composição na dança contemporânea. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em teatro. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2004.

UHLMANN, Günter W. (2002) Teoria geral dos sistemas. Do atomismo ao sistemismo: uma abordagem sintética das principais vertentes contemporâneas desta proto-teoria. http://www.cisc.org.br/portal/biblioteca/teoria_sistemas.pdf Acesso em: 13 nov. 2007.

VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Ontologia. Formas de conhecimento: Arte e Ciência, uma visão a partir da Complexidade. Fortaleza: Expressão gráfica e Editora, 2008.

Seção
Dança, Corpo e Cultura