Dança-teatro: em busca de fundamentações teóricas

  • Leticia Maria Olivares Rodrigues

Resumo

O termo dança-teatro foi cunhado por Laban nos anos vinte e adotado por seus
discípulos Mary Wigman e Kurt Joss, mas foi Pina Bausch quem se tornou a referência
contemporânea de sua execução. Atualmente, podemos verificar que muitos espetáculos adotam a terminologia dança-teatro e ela já é adotada como matéria em várias graduações. Mas o que se configura como tal? Caracteriza-se em um híbrido entre a dança e o teatro resultando em uma nova “espécie”, emprestando teorias da biologia? Diz respeito somente ao recorte da Dança alemã, nomeado Tanztheater? E quais as ressonâncias para o intérprete? O artigo pretende discutir as definições e implicações que envolvem tal terminologia e de que modo ela se conecta com teorias científicas.

Referências

BARBA, Eugênio. A Canoa de Papel: tratado sobre Antropologia Teatral. Tradução de Patrícia Alves Braga. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2009.

CALDEIRA, Solange. O Lamento da Imperatriz: a Linguagem em trânsito e o espaço urbano em Pina Bausch. São Paulo: Annablume, 2009.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, 2007.

_____. O corpo em movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: 2ª Ed. Annablume, 2006.

_____. Como fazer Arte a partir do corpo? ISSN 1806-406X.TFC Edição 01, ano 03: 2006.

_____.Técnica e Tradição: o Sistema Laban/Bartenieff no Aprendizado da Dança Clássica Indiana, Painel "Artes Cênicas", Palestra proferida no Encontro Laban, 2002.

GREINER, Christine. Pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

KATZ, Helena. Como o vento, Pina Bausch mudou a paisagem. In Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, Libreto da apresentação de Café Müller/A Sagração da Primavera. São Paulo: Instituto Alfa de Cultura, Setembro, 2009.

NEWLOVE, Jean e DALBY, John. Laban for all. Londres: Nick Hern Books, 2007/ 2008

PEREIRA, Sayonara. Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO: Espetáculo cênico com alunos do Instituto de Artes da UNICAMP. Tese de Doutorado em Artes. Campinas, SP, 2007.

_____. Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO: Espetáculo cênico com alunos do Instituto de Artes da UNICAMP. São Paulo: Annablume, 2010.

PIGNARRE, Robert. História do Teatro. Portugal: 3ªed., s/d.

RENGEL, Lenira Peral. Dicionário Laban, Tese de Mestrado, UNICAMP- Instituto de Artes, Campinas, 2001.

SENNETT, Richard. O Artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.

SOUZA, Ana Guiomar Rego. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no conhecimento musical. Anais do ll Seminário de Pesquisa em Música da UFG, 2002.

Seção
Dança, Corpo e Cultura