Dança e Realidade Contextual, Uma Abordagem Metodológica

  • Paulo Paixão

Resumo

O presente texto visa a relatar os percursos do projeto de pesquisa “Dança e
Realidade Contextual” desenvolvidos com Bailarinos Colaboradores na Escola de Teatro e
Dança da UFPA. A pesquisa se propôs a explorar metodologias para integrar à dança,
aspectos do contexto onde ela acontece (espaços públicos). Pretendendo elaborar
ferramentas para agenciar, na performance do bailarino, informações advindas de cada
lócus onde ele atua no mesmo instante em que criam e executam sua própria dança.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

CANCLÍNI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão, São Paulo, 2003.

MAFFESOLI, Michel. A sombra de Dionísio: Contribuições para a sociedade da orgia, Rio de Janeiro: Graal, 1985.

PAIXAO, Paulo. O ritual e a encenação teatral da dança. In Revista Ensaio Geral, v. 2, n1 – Belém: Escola de Teatro e Dança, 2009.

Seção
Dança, Corpo e Cultura