Aedos, cavaleiros e cantadores: o processo de inscrições memoriais e imaginárias na fabulação de um acervo mítico

  • Eduardo Cavalcanti Bastos

Resumo

Este é um estudo sobre a via memorial e imaginária por onde avança o acervo
mítico-histórico dos performers cantantes inscritos desde o medievo e reconhecidos como
aedos, rapsodos, menestréis, trovadores e, mais atualmente, cantadores. Através de fluxos
antropológicos de imagens, se forma a tessitura da representação cênica, musical e poética.
Esse acervo, por sua vez, transborda no universo extensivo da percepção sensível e
ressoante - ou modos de sensibilidade - da imagem. Tais processos constroem, radicando
nos estudos da etnocenologia, um panorama para a pesquisa em artes cênicas, a partir de
certas realidades complexas, envolvendo dimensões ab origine, historiográficas,
antropológicas entrecruzadas com a existencialidade do artista/pesquisador, seu processo
criativo e heurística.

Referências

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Seção
Etnocenologia