Teatro, Antropologia e a Arte do Ator entre Oriente e Ocidente

  • Ricardo Gomes
  • Natali Bentley

Resumo

Na busca de princípios norteadores para o trabalho do ator brasileiro, dentro de
uma perspectiva transcultural que nos permita incorporar às técnicas ocidentais as tradições
cênicas asiáticas, o Núcleo de Pesquisa sobre a Arte do Ator entre Oriente e Ocidente,
sediado na UFOP, utiliza princípios oriundos da formação do ator no teatro-dança tradicional
indiano e do treinamento do ator ocidental. Neste artigo, abordaremos dois desdobramentos
desse trabalho, que percorrem caminhos que dialogam com a Antropologia Cultural, para
além da Antropologia Teatral, que é um dos fundamentos de nossa pesquisa: a
possibilidade de diálogo com a técnica da mímesis corpórea e a pesquisa de campo
realizada no Vale do Jequitinhonha durante o processo de construção do espetáculo “A casa
de lá”.

Referências

BARBA, E.; SAVARESE, N. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. (supervisão de tradução de Luis Otávio Burnier). São Paulo: Hucitec/Unicamp, 1995.

BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

BURNIER, L. O. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Unicamp, 2001.

LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural. (tradução: Beatriz Perrone-Moisés). São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. (tradução: Paulo Neves). São Paulo: Cosac Naify, 2003.

Seção
Etnocenologia