Grotowski: arte, espiritualidade e subjetividade

  • Tatiana Motta Lima

Resumo

Esta comunicação busca levantar algumas observações sobre o terreno do
‘sagrado’ ou do ‘espiritual’ na obra de Grotowski. Sem separá-lo do terreno da arte (e
justamente por essa não separação), o ‘sagrado’ é apresentado como um lugar de tentação, de questionamento e de experimentação. Trata-se de um ‘trabalho sobre si’, onde novas subjetividades podem ser experimentadas.

Referências

BARBA, Eugenio. 1965 - Alla Ricerca del Teatro Perduto. Uma proposta dell'avanguardia polacca. Veneza: Marcilio Editori.

BERGSON, Henri. 1978 – As Duas Fontes da Moral e da Religião. Rio de janeiro: Zahar Editores.

GROS, Frédéric. 2001 – “Situation del curso” In: FOUCAULT, Michel. La Hermenéutica del sujeto. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, p.479-516.

GROTOWSKI, Jerzy. 1988 [1987] - “Le Performer”. In: Workcenter of Jerzy Grotowski. Brochura em inglês, italiano e francês do Workcenter.

______. 1996[1995] – “O que restará depois de mim” In: Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Brochura distribuída no evento homônimo produzido pelo SESC-SP em setembro/outubro de 1996.

______. 2007 [out,1968] – “Teatro e Ritual”. In: FLASZEN, Ludwik & POLLASTRELLI, Carla (org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/Edições SESCSP/Perspectiva,p.119-136.

______. 2007 [1969] – “Exercícios”. In: FLASZEN, Ludwik & POLLASTRELLI, Carla (org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/Edições SESCSP/Perspectiva,p.163-180.

______. 2007 [1989/1990] – “Da Companhia Teatral à Arte como Veículo”. In: FLASZEN, Ludwik & POLLASTRELLI, Carla (org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/Edições SESCSP/Perspectiva,p.226-243.

Seção
Etnocenologia