Liberdade, liberdade e o moderno teatro brasileiro

  • Gabriela Maria Lisboa Pinheiro

Resumo

Millôr Fernandes representa, sem dúvida alguma, um dos nomes mais importantes
da literatura brasileira contemporânea. Sua larga produção literária inclui, entre outros tipos
de texto, peças teatrais, musicais e traduções. Assim como acontece a diversos autores
brasileiros, sua produção literária, e especialmente a teatral, ainda não foi estudada na
mesma medida em que é (re)conhecida. Este trabalho pretende desenvolver uma análise
dos aspectos formais de criação da peça Liberdade, liberdade, escrita juntamente com
Flávio Rangel, em 1965. A estrutura do texto é inovadora e constrói uma sátira ao
comportamento humano, especialmente daqueles que estavam ocupando o poder.
Observaremos também em que medida a peça dialoga com o moderno teatro brasileiro, que havia nascido no início da década de 1940.

Referências

GUINSBURG, J.; FARIA; J. R.; LIMA, M. A. de. Dicionário do Teatro Brasileiro. São Paulo: SESCSP/Perspectiva, 2006.

MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Difel, 1962.

PRADO, Décio de Almeida. O Teatro Brasileiro Moderno. São Paulo: Perspectiva, 2008.

RANGEL, Flávio; FERNANDES, Millôr. Liberdade, liberdade. Porto Alegre: L&PM, 2009.

ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Seção
Teatro Brasileiro