Três estudos sobre teatro e presença: Strip-tease, Ensaio.Hamlet, Formas Breves

  • Inês Cardoso Martins Moreira

Resumo

Algumas das questões que atravessam a minha atual pesquisa, “Texto e presença: o
personagem, o ator e a materialidade visual e sonora do texto teatral”, nortearão esta
comunicação. A pesquisa se volta, simultaneamente, para questões cênicas suscitadas, por um lado, por textos que tendem a forçar os limites dos gêneros e modos discursivos, por dramaturgias que tendem a pôr certa concepção de drama em questão e, por outro lado, por encenações que desafiam os paradigmas que costumam orientar o trabalho do ator em cena e, em particular, sua relação com o texto dramático. Para discutir alguns destes pontos, vou desenvolver uma breve reflexão sob a forma de um triplo estudo de caso, tomando por base os exemplos de três espetáculos, encenados recentemente no Brasil, a saber: “Strip-tease” (2000), “Ensaio.Hamlet” (2004) e “Formas Breves” (2009).
Seção
Teatro Brasileiro