Lusófonos e lusófobos: a querela teatral entre brasileiros e portugueses e a proposta de brasilidade teatral de João do Rio

  • Julio Lucchesi Moraes

Resumo

O trabalho tem por objetivo refletir sobre a temática da emergência da brasilidade
teatral no início do século XX. Para além da análise de elementos estéticos das peças e
montagens do período, a reflexão pretende deter-se em questões de ordem social e
econômica. Referimo-nos às preocupações de natureza prática, tais como a composição de
quadros profissionais e sua capacitação técnica, os direitos autorais, a rentabilidade do setor
etc. A esta mudança de enfoque analítico – de um “paradigma estético” em direção a um
“paradigma econômico” – atrela-se uma reorientação na escolha das fontes e referências
bibliográficas, através do resgate de críticas e notas escritas por João do Rio, sobretudo em
seus textos sobre a complicada relação entre brasileiros e lusos no começo do século XX.

Referências

Periódicos

Jornal O Paiz

Livros e Teses

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Vida privada e ordem privada no Império. In: NOVAES, Fernando A (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhias das Letras, 1997. v.2, pp.11-93.

MORAES, Julio Lucchesi. São Paulo, capital artística: a cafeicultura e as artes na Belle Èpoque (1906-1922). 2007, 232 p. Projeto de Pesquisa (Relatório final) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

NUNES, Mário. Preâmbulo: 1913-1921. In: ______. 40 anos de teatro. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1956. v.1.

PEIXOTO, Níobe Abreu. João do Rio e o Palco: Página teatral. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. Volume 1.

______. João do Rio e o Palco: Momentos críticos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. Volume 2.

Seção
Teatro Brasileiro