Rasto atrás e As três irmãs: as personagens em seu espaço

  • Larissa de Oliveira Neves

Resumo

Este trabalho consiste numa análise de personagens e espaço das peças Rasto
Atrás (1966), de Jorge Andrade, e As três irmãs (1901), de Anton Tchekhov. O objetivo é
observar como o local em que vivem interfere diretamente no modo de ser dos indivíduos.
Andrade, leitor e admirador de Tchekhov, faz de Jaborandi um contraponto da cidadezinha
de província russa e, apesar da distância entre as duas tramas, algumas personagens
apresentam características análogas, que podem ser melhor compreendidas por meio de
um exame conjunto. O cotejo permite elucidar como as personagens de Jorge Andrade,
presas durante toda a vida na pequena Jaborandi, acabam vivendo numa esfera utópica de
realizações inalcançadas, do mesmo modo que as três irmãs passam o tempo a sonhar com
um futuro que nunca se realizará.

Referências

ANDRADE, Jorge, Marta, a árvore e o relógio. São Paulo: Perspectiva, 1970.

AZEVEDO, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro, Recursos estilísticos na dramaturgia de Jorge Andrade. Tese de Doutoramento. São Paulo: ECA/USP, 2002.

PRADO, Décio de Almeida, O teatro brasileiro moderno. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

SANT’ANNA, Catarina, Metalinguagem e teatro. Cuiabá: EdUFMT, 1997.

SZONDI, Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

TCHEKHOV, Anton, Teatro II – As três irmãs / O jardim das cerejeiras. Tradução: Gabor Aranyi. São Paulo: Editora Veredas, 2003.

Seção
Teatro Brasileiro