O nacional-popular no teatro do CPC da UNE: a visão de Oduvaldo Vianna Filho, Carlos Estevam Martins e Ferreira Gullar

  • Rafael de Souza Villares

Resumo

Em 1950, o Teatro de Arena de São Paulo, iniciou a busca por uma dramaturgia
nacional-popular, que procurava retratar temas relativos ao cotidiano da camada baixa da
sociedade brasileira. Essa seria a temática recorrente da produção teatral do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes – CPC da UNE – grupo que se originou da
fragmentação do Arena. Este trabalho propõe uma discussão sobre o conceito de cultura
popular e nacional, utilizado pelo grupo CPC, no contexto histórico anterior ao golpe Civil-militar de 1964. Para tanto, serão de grande valia os textos teóricos que refletem sobre a questão cultural produzidos no período, por Oduvaldo Vianna Filho, Ferreira Goulart e Carlos Estevam Martins.

Referências

GULLAR, Ferreira. Cultura posta em questão. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1965.

MARTINS, Carlos E. A questão da cultura popular. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1963.

PEIXOTO, Fernando. Vianinha: teatro, televisão e política. SP, Ed. Brasiliense, 1983.

Seção
Teatro Brasileiro