Dionisio Encarnado: Os sertões do Teatro Oficina Uzyna Uzona – Para Uma Poética Orgiástica

  • Patrick George Warburton Campbell

Resumo

O objetivo deste ensaio é analisar o espetáculo Os Sertões do Teatro Oficina Uzyna Uzona à luz do paradigma do teatro pós-dramático, tomando como ponto de partida essa citação de Sergio de Carvalho publicada na edição brasileira do livro “Teatro Pós-Dramático” de Hans Thies Lehmann. Enquanto Carvalho descreve a poética do “melhor teatro pós-dramático” como uma “poética da morte”, nós propomos que a obra prima do consagrado diretor teatral brasileiro Zé Celso aponta para outro caminho estético: a poética da orgia, uma fusão sensual e sensorial de temas, imagens e linguagens performáticas que englobam e penetram tanto os atores quanto os espectadores, que são todos unidos numa comunhão dionisíaca durante as 30 horas de duração do espetáculo.

Referências

CORRÊA, José Celso Martinez. Programa de Os sertões: A Terra. 2006.

______ Programa de Os sertões: O Homem I. 2006.

______ Programa de Os sertões: O Homem II. 2006.

______ Programa de Os sertões: A Luta I. 2006.

______ Programa de Os sertões: A Luta II. 2006.

KRISTEVA, Julia. Desire in Language: A Semiotic Approach to Literature and Art. New York, ColumbiaUniversity Press, 1980.

LEHMANN, Hans Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo, 200.

NIETZSCHE, F. The Birth of Tradegy. Londres, Penguin, 1993.

Seção
Teatro Brasileiro