A representação do tempo em Mão na Luva (ou Corpo a Corpo - 1966), de Oduvaldo Vianna Filho

  • Simone Mello Zaidan

Resumo

Este artigo se relaciona com minha pesquisa de mestrado, iniciada em 2008 - a
qual busca, a partir do estudo do contexto brasileiro da década de 60 do século XX e das
teorias sobre os gêneros, realizar uma análise interpretativa da peça Mão na Luva (ou Corpo a corpo – 1966), de Oduvaldo Vianna Filho. Nesse texto, Vianinha faria sua mais ousada experimentação dramatúrgica, ao estruturar todo o enredo no recurso do flash-back e, assim, propor uma constante relação entre o passado e o presente – tanto do casal (Ele/
Lúcio Paulo Freitas e Ela/ Sílvia) quanto do país, que vivia um dos seus momentos históricos mais conturbados, estando há apenas dois anos do golpe militar de 1964. Sobre essa forma de representar a passagem do tempo, enquanto o analisa criticamente, é que buscaremos discorrer.

Referências

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Seção
Teatro Brasileiro