Estudos da Voz do Ator: Estado Da Questão no Brasil

  • Adriana Fernandes

Resumo

Este trabalho pretende fazer um levantamento e organização dos estudos
disponíveis no Brasil, em português, tratando sobre a voz do ator de teatro. O intuito é ter
uma visão panorâmica desses estudos, considerando as publicações não só na área de
teatro como também na área de fonoaudiologia e música. O objetivo maior é, ao refletir
sobre este levantamento, possibilitar novos rumos para as pesquisas sobre este assunto,
detectando lacunas que ainda precisam ser investigadas e perguntas que ainda não foram
respondidas, auxiliando assim no avanço destes estudos.

Referências

ALEIXO, F. Corporeidade da Voz: Voz do Ator. Campinas: Komedi, 2007.

_______. Reflexões sobre Aspectos Pedagógicos Relacionados ao Trabalho Vocal do ator. Revista Moringa:Teatro e Dança, v. 1, n. 1, jan.-jun.2010, p. 103-116.

ARTAUD, A. Escritos de Antonin Artaud. São Paulo: L&PM, 1986.

BARBA, E., SAVARESE, N. A Arte Secreta do Ator. Campinas: Ed. UNICAMP, 1995.

BEHLAU, M. Voz: O Livro do Especialista. Rio de Janeiro: Revinter, 2001 (dois volumes).

BONFITTO, M. O Ator-Compositor - As Ações Físicas como Eixo: De Stanislávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BURNIER, L. O. A Arte do Ator: Da Técnica à Representação. Campinas: Ed. UNICAMP, 2001. ESSLIN, M. Artaud. São Paulo: Cultrix, 1976.

FERREIRA. L. P. (org). Trabalhando a Voz: Vários Enfoques em Fonoaudiologia. São Paulo: Summus, 1988.

FORTUNA, M. A Performance da Oralidade Teatral. São Paulo: AnnaBlume, 2000.

GAYOTTO, L. H. Voz: Partitura da Ação. São Paulo: Summus, 1997.

GONÇALVES, T. C. Uma Aprendizagem de Sabores: A Palavra Cênica Construída a partir da Conexão entre Movimento, Emoção e Voz. Dissertação de Mestrado, UNICAMP, 2004.

GROTOWSKI, J. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

KUSNET, E. Ator e Método. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1975.

LOPES FILHO, O. C. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 1997.

MALETTA, E. C. A Formação do Ator para uma Atuação Polifônica: Princípios e Práticas. Tese de Doutoramento, UFMG, 2005.

PEIXOTO, F. Brecht, Vida e Obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

ROSENFELD, A. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, s/d

ROUBINE, J. J. A Linguagem da Encenação Teatral: 1880-1980. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

_______. A Arte do Ator. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

SALA PRETA. Revista de Artes Cênicas, ECA/USP, n. 7, 2007 (Dossiê Voz)

STANISLAVSKI, C. A Construção da Personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

_______. Minha Vida na Arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

THAIS, M. Na Cena do Dr. Dapertutto: Poética e Pedagogia em V. E,. Meierhold, 1911 a 1916. São Paulo: Perspectiva, 2009.

VARLEY, J. Pedras D’Água: Bloco de Notas de uma Atriz do Odin Teatret. Brasília: Teatro Caleidoscópio; Dulcina, 2010.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção