O hábito habitável: a experiência de ser espectador

  • Fernanda Marília Rocha

Resumo

O tema do projeto de pesquisa diz respeito ao processo de formação de espectadores, ou
seja, trata de desvelar os pontos de intersecção entre o teatro e seus públicos possíveis.
Parte-se do princípio de que o prazer estético advém do próprio experimentar, assim o
hábito de ser espectador passa a ser construído, portanto, habitável. Os sujeitos da
pesquisa são 20 alunos de 6° série do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Porto
Alegre, que terão acesso a peças teatrais ao longo de uma experiência continuada. O
objetivo é discernir princípios fundamentais para a construção do gosto estético na prática
do “tornar-se” espectador. Busca-se verificar quais resultados essa experiência traz para os
estudantes e como pode contribuir para a transformação dos seus horizontes estéticos.

Referências

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KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, 6 (1), pp.17-27, 2001.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção