Brecht e Hanns Eisler - Cena e música em A mãe

  • Geraldo Martins

Resumo

Em torno do trabalho colaborativo entre Brecht e Eisler está a peça A mãe, onde confluíram a música de Eisler e o teatro épico de Brecht, buscando articular a recepção através da encenação, construída a partir do romance homônimo de Máximo Gorki. Este trabalho busca analisar: 1. a música de Eisler como parte da construção da dramaturgia do espetáculo, na sua complexidade estilística e de arranjos;
2. a encenação brechtiana: os aspectos de articulação nas passagens de cena, interrupções e recortes; o uso do côro e do coral de operários; a peça no contexto histórico da época e no contexto do trabalho de Brecht.

Referências

Fowler, Kenneth Ray. Received Truths: Problems of the Music-Text Relationship and Bertolt Brecht. Montreal: McGill University, 1987.

Kowalke, Kim H. "Brecht and Music: Theory and Practice." In The Cambridge Companion to Brecht, edited by Peter Thomson and Glendyr Sacks, 242-58. New York: Cambridge University Press, 2006.

Weill, Kurt. “Gestus” in Music." The Tulane Drama Review 6, no. 1 (1961): 28-32.

Willett, John. Brecht on Theatre - the Development of an Aesthetic. London: Methuen Drama, 1964.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção