A Fábula das três raças no Buraco dos Capetas: corpo, máscara e f(r)icção

  • John C. Dawsey

Resumo

Variadas tradições teatrais, desde Brecht ao teatro nô japonês, elaboram procedimentos para que máscaras não se apoderem dos corpos dos atores. A fricção entre corpo e máscara – que prefiro chamar de f(r)icção – pode gerar alguns dos momentos mais eletrizantes de uma performance. No exercício etnográfico que vem a seguir, a “fábula das três raças” apresenta-se como uma máscara extraordinária, de natureza caleidoscópica, capaz de expressar uma imensa variedade de formas e cores. No Jardim das Flores, o “buraco dos capetas”, pode-se ver como os corpos e máscaras se “f(r)iccionam”.

Referências

ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. São Paulo: Livraria Martins, 1979 (1928).

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo/Brasília: EdUnB/Hucitec, 1993.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Trad. J. C. Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. The origin of German Tragic Drama. Introd. George Steiner. Trad. John Osborne. London e New York: Verso, 1992.

BUCK-MORSS, Susan. The dialectics of seeing: Walter Benjamin and the Arcades Project. MIT Press, 1991.

DA MATTA, Roberto. Digressão: a fábula das três raças, ou o problema do racismo à brasileira”. In: Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

DARNTON, Robert. Histórias que os camponeses contam: o significado de Mamãe Ganso”. In: O grande massacre de gatos. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador, Bahia: EDUFBA, 2008.

FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro: José Olympio, 1933.

MAUSS, Marcel. Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de “eu”. In: Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify. p. 367-398, 2003.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SCHECHNER, R. Between theater and anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985.

TURNBULL, Colin. The forest people. New York: Touchstone Book, 1962.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção