Do ópera Studio de C. Stanislavski aos musicais de Brecht: por uma nova historiografia do teatro

  • Marcus Mota

Resumo

Na recepção crítica da modernidade teatral pouco espaço se dá às relações entre
teatro e música. A partir dos casos concretos de Stanislavski, Meyerhold e Brecht podemos
observar que, mais que recursos de encenação, as relações entre teatro e musicalidade
atualizam uma orientação interartística e multidisciplinar das artes da cena. Nesta
comunicação me proponho a estudar, a partir dos casos supracitados, as implicações
teórico-metodológicas de se levar em consideração a heterogeneidade material de eventos
interartísticos.

Referências

ALBRIGHT, D. Modernism and Music. An Anthology of Sources. University of Chicago Press, 2004.

ALTER, N. & KOEPNICK, L. Sound Matters: Essays on the Acoustics of German Culture. Berghahn Books, 2005.

AUTANT-MATHIEU, M-C. La ligne des actions Physiques. Répétitions et exercises de Stanislavski. Montpellier:LÉntretemps, 2007.

BRECHT, B. Diário de trabalho I(Trad. R.Guarany e J.L.de Melo). Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

BROWN, R. Sound. A reader in Theatre Practice. Palgrave Mcmillan,2010.

CALICO, J.H. Brecht at the Opera. University of California Press, 2008.

CAMARGO, R., FERNANDES,A. & MAUCH,M. Um elo perdido .Stanislávski,música e musicalidade,teatro,gesto,palavras. Anais do IX SEMPEM, Goiânia, 2009, p. 97-101.

FERRARI, G. La Musique et la Scene.Paris: L’Harmattan, 2007.

FENEYROU, L. Musique et Dramaturgie. Paris: Publications de La Sorbone, 2003.

FERNANDINO, J.R. Música e cena: Uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro. Dissertação de mestrado. Belo Horizonte, UFMG, 2008.

GILLIAM, B.R. Music and Performance during the Weimar republic. Cambridge University Press, 1994.

GILBERT, M.J. Bertolt Brecht’s Striving for Reason, even in Music. Nova Your: Peter Lang, 1988.

GOHER, L. Hardboiled Disillusionment: Mahagonny as the Last Culinary Opera. Cultural Critique, 68(2008)3-37.

HILL, J.W. The Russian Pre-Theatrical Actor and the Stanislavki System. Tese de doutorado(PhD). University of Michigan, 2009.

KOWALKE, K. “Brecht an Music: Theory and Practice” . Cambridge Companion to Brecht. Cambridge University Press,1994,p.218-234

KOKALKE, K. Seven Degrees of Separation: Music, Text, Image, and Gesture in The Seven Deadly Sins. in South Atlantic Quarterly 104(2005):7-62.

LUCCHESI, J. & SHULL, R. Brecht and Music. A Documentation. Prendagon Press, 1998.

LYON, J.K. & BREUER, H-P. Brecht Unbound. Ontario:Associated University Press, 1995.

McMILLIN,S. The Musical as Drama. Princeton University Press, 2006.

MOTA, M. “A realização de óperas como campo interartístico: dramaturgia, performance e interpretação de ficções audiovisuais” Anais do XV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Música, 2005. M. “http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2005/comunicacoes.htm

MOTA, M. A dramaturgia musical de Ésquilo. Brasília: Editora UnB, 2009.

MOTA, M. “Por uma abordagem não agonística das teorias teatrais: o caso Meyerhold”. Uberlândia, Revista Fênix, vol. 7, n. 3. 2010.

PICON-VALLIN, B. A cena em ensaios. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PICON-VALLIN,B. “A música do jogo do ator Meyerholdiano”. Trad de R.Mallet. Disponível em /www.grupotempo.com.br/tex_musmeyer.html. acessado em 17/09/2010.Artigo

originalmente publicado em Le jeu de l'actor chez Meyerhold et Vakhtangov, Laboratoires d'études theatrales de l'Université de Haute Bretagne, Études & Documents, T. III, Paris, 1989, págs. 35-56.

SALZMAN,E. e DESI, T. The New Music Theatre. Oxford University Press, 2008.

SCANDOLARA, C. Os Estúdios do Teatro de Arte de Moscou e a Formação da Pedagogia Teatral no Século XX. Dissertação de Mestrado. Campinas, Unicamp, 2006.

SHEPPARD, W. A. Revealing Masks. Exotic Influences and Ritualized Performance in Modernist Music Theater. University of California Press, 2001.

STANISLAVSKI, C. e RUMYANTSEV,P. Stanislavski On Opera. (trad. E.R.Hapgood). Nova York: Theatre Arts Books, 1975.

STANISLAVSKI, C. My Life in Art. (Trad. J. Benedetti). Routledge, 2008.

STEGMANN, V. S. Das Epische Musiketheater Bei Strawinsky und Brecht. Peter Lang, 1991.

TAKEDA, C.L. Minha Vida na Arte de Konstantin Stanislavski: os caminhos de uma poética teatral. Tese de doutorado. São Paulo, USP, 2008.

VVAA The Brecht Yearbook. Gestus-Music-Text. Vol 33, 2008. University of Wiscousin Press, 2008.

WEISSTEIN, H. Selected Essays on Opera. Editions Rodopi, 2006.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção