Imago Anima: sobre o ator e a marionete

  • Mauro R. Rodrigues

Resumo

Este trabalho trata a necessidade de sistematizar práticas investigativas, nos Estudos de Poética e Pedagogia do Teatro empreendidos pelo Laboratório de Teatro de Animação, entre os anos 2007 e 2009, em Londrina_Pr. Formulados no entrelaçamento de práticas artísticas e pedagógicas, estes estudos se aprofundam num terceiro âmbito, artístico-formativo. Aqui se reúnem notas e reflexões sobre a montagem de “Vis Motrix: ensaio sobre a alma das marionetes”. Faz-se com a descrição densa de experimentos pedagógicos, com procedimentos de criação centrados na mediação pedagógica e o aprendizado de aspectos técnicos do teatro de animação por aprendizes com conhecimentos inciais sobre marionetes de manipulação direta. O resultado articula e compartilha processos simultâneos de conhecer e fazer teatral.

Referências

DAVID, Paul. “Os direitos da criança e a mídia: conciliando proteção e participação”, in: von

FEILITZEN, Cecilia and CARLSSON, Ulla (org.) A criança e a mídia: imagem educação,

participação. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002, pp. 37 -44.

GOURDON, Anne-Marie. Théâtre, public, perception. Paris: CNRS, 1982

RODRIGUES, Mauro R. Poética da pequena pedagogia do teatro: protocolos e mediações

em experimentos de aprendizagem de teatro. São Paulo: ECA–USP. (Tese de Doutorado),

––––. « Poética da pedagogia do teatro: experimentos, mediações e recepção no ensino de

teatro». Anais do 2 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Florianópolis : ABRACE, 2003. ps.-303-305.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

——. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 1999.

——. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção