As proposições de Brecht e as montagens blumenauenses de seus textos

  • Olívia Camboim Romano

Resumo

Esta comunicação é fruto da pesquisa “Blumenau em cena: reflexões sobre as montagens de Brecht na cidade (PIPe FURB/Artigo 170)”. A partir do contexto em que foram efetivadas as montagens de peças de Brecht em Blumenau entre 1981 e 2009, esse trabalho analisa as proposições do autor alemão consideradas pelos encenadores blumenauenses e discute as possíveis implicações, do ponto de vista da recepção, de tais apropriações. O estudo revelou, dentre outras coisas, que a maior parte das montagens esteve atrelada ao processo de formação de atores e foram realizadas em contexto educacional. Além disso, o interesse dos teatreiros locais pelo dramaturgo de Augsburg deveu-se ao caráter pedagógico de suas obras e o potencial de reflexão que as mesmas podem despertar nos atores e no público.

Referências

BARBA, Eugenio. Além das Ilhas Flutuantes. São Paulo - Campinas: Hucitec - Unicamp, 1991.

BARBA, Eugenio. O Quarto Fantasma. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas / Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro. - Florianópolis, v. 01, n. 09/2007, p. 29-42, dez. 2007.

BAUMGARTEN, Christina. Dos camarins ao grande espetáculo: 145 anos de história do Teatro Carlos Gomes. Blumenau: HB Ed., 2006.

BOA notícia – VisCera Teatro aprova projeto no Fundo Municipal de Apoio a Cultura. VisCera Teatro. Blumenau, 27 ago. 2010. Disponível em:

< http://viscerateatro.wordpress.com/>. Acesso em: 10 out. 2010.

BRECHT, Bertolt. Teatro dialético: ensaios. Seleção e introdução de Luiz Carlos Maciel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

ESSLIN, Martin. Brecht: dos males, o menor: um estudo crítico do homem, suas obras e suas opiniões. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

EVENTOS em Blumenau: Mottab – Mostra de Talentos em Teatro Amador de Blumenau. Bela Santa Catarina. Blumenau, 2007. Disponível em:< http://www.belasantacatarina.com.br/eventos.asp?ev=3079&cid=3>. Acesso em: 10 out. 2010.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. 4. ed.- Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

KUFNER, Leo. Matrículas Continuam Abertas 2010.2. Cia Carona Escola de Teatro. Blumenau, 19 ago. 2010. Disponível em: < http://www.ciacarona.com.br/ >. Acesso em: 09 out. de 2010.

ROMANO, Olívia Camboim. Uma Arena no Museu: reflexões sobre a primeira montagem de Brecht em Santa Catarina. Blumenau: Edifurb, 2010.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção