Teatro do Instante e Pulsações Clariceanas

  • Rita de Almeida Castro

Resumo

Reflexão sobre o processo de criação do grupo de pesquisa Teatro do Instante –
que reúne artistas das áreas de artes cênicas, letras, música e arte computacional, em uma
perspectiva interdisciplinar – e a montagem da peça Pulsações, com textos de Clarice
Lispector. Em uma ambiência cênica intimista, propícia à liberação da imaginação,
programas de arte computacional, criados especialmente para o espetáculo, possibilitam
aos participantes uma experiência interativa. Com foco na recepção, o processo de
construção das cenas clariceanas leva em consideração o “itinerário de atenção do
espectador” e estimula os diferentes sentidos: olfato, tato, visão, paladar e audição. Esta
análise se dará sob o meu ponto de vista, uma diretora em processo de experimentação
estética do fazer teatral.

Referências

BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GREINER, Christine; AMORIM, Cláudia (org.). Leituras do corpo. São Paulo: Annablume, 2003.

GROTOWSKI, Jersy; FLASZEN, Ludwik. O Teatro Laboratório de Jersy Grotowski –1959-1969. São Paulo: Perspectiva, SESC; Pontedera, IT: Fondazione Teatro, 2007.

LISPECTOR, Clarice. Água Viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo. São Paulo: Summus, 1993.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção