Hamlet sincrético do Grupo Caixa-Preta: O espaço cênico não convencional como elemento dramatúrgico

  • Anna Stegh Camati

Resumo

Com base em críticos que estudam as potencialidades do espaço cênico,
este artigo investiga a interferência no espetáculo da historicidade impregnada em
locais não convencionais que contribui para a alteração da percepção do espectador
no ato da recepção. Ao escolher um espaço não convencional como o Hospital
Psiquiátrico São Pedro para servir de palco para a encenação de Hamlet sincrético, o
Grupo Caixa-Preta objetivou realizar um diálogo entre a historicidade do local e a
realização cênica, agregando a carga semântica do prédio aos conteúdos temáticos
do texto. As grades de ferro e as grossas paredes da edificação, com as marcas do
sofrimento inscritas no reboco, trazem à mente as injustiças sociais perpetradas em
nome das diferenças de gênero, raça, etnia ou classe social.

Referências

BURKE. Peter. Hibridismo cultural. Trad. Leila Souza Mendes. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2006.

GRUPO CAIXA-PRETA. Hamlet sincrético. Criação coletiva a partir da obra Hamlet de William Shakespeare. Porto Alegre, 2005. (Texto inédito em mídia eletrônica).

_____. Hamlet sincrético. Criação coletiva a partir da obra Hamlet de William

Shakespeare. Porto Alegre, 2005. (Registro do espetáculo em DVD).

OLIVEIRA, Jessé. Os múltiplos espaços da ação – um olhar sobre o lugar no teatro contemporâneo. Revista Artesesc, nº 3, 2008, p. 22-24.

REBOUÇAS, Evill. A dramaturgia e a encenação no espaço não convencional. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade