Aspectos performativos do diálogo cênico

  • Cleise Furtado Mendes

Resumo

O texto apresenta resultados parciais de estudos sobre estratégias de composição do
diálogo teatral, em textos contemporâneos, sob a ótica das teorias da enunciação e da
lingüística pragmática, com ênfase nos atos de fala (speech acts) e nos efeitos
ilocucionários das interações verbais. Essa abordagem implica o deslocamento de
hábitos correntes na análise de peças teatrais, por levar em conta menos o sentido
referencial das réplicas do que o particular modo de ação dos seres dramáticos, em
suas trocas intersubjetivas, por meio da linguagem.

Referências

AUSTIN, J.L. Quando dizer é fazer – palavras e ação (How to do things with words). Trad. Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

LACAN, Jacques. O mito individual do neurótico, ou Poesia e verdade na neurose. Trad. Cláudia Berliner. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

MENDES, Cleise F. As Estratégias do Drama. Salvador: EDUFBA, 1995.

REZA, Yasmina. Arte. Trad. Zélia do Vale Rezende Brosson. São Paulo: Dórea Books and Arts, 1998.

Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade