O raciocínio clownesco na construção de uma poética contemporânea ou o que um palhaço faz no meio disso tudo?

  • Daniele Pimenta

Resumo

Para analisar a presença de procedimentos e recursos do teatro popular presentes no teatro contemporâneo, tenho observado artistas que transitam entre esse dois territórios, cujas fronteiras tornam-se cada vez mais diluídas. No artigo abordarei o processo de trabalho de um ator com formação estruturada essencialmente nas técnicas do palhaço, no desenvolvimento de duas encenações da Cia. Artehumus. As criações de Edu Silva partem do raciocínio clownesco para a construção de um discurso pessoal e poético consonante com o teatro contemporâneo e conduzem a reflexões sobre a visão estabelecida pela lente do grotesco na conceitualização e desenvolvimento de uma dramaturgia do ator.

Referências

LEHMANN. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007. SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama. Escritas dramáticas contemporâne as. Trad. de Alexandra Moreira da Silva. Porto: Campo das Letras, 2002.

Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade