Desde quando Qorpo Santo

  • João André Brito Garboggini

Resumo

Trata-se de um mapeamento de algumas montagens pioneiras e recentes de peças de
José Joaquim de Campos Leão (Qorpo-Santo). Apresenta um mosaico de referências compostas por lembranças de algumas encenações das peças teatrais de Qorpo Santo; artigos jornalísticos e alguns escritos de autores que se aproximaram de sua obra. Pretende registrar encenações que, em diferentes momentos permitem leituras heterogêneas a partir da dramaturgia teatral do autor gaúcho, incluída no volume IV da sua Ensiqlopédia ou Seis Meses de uma Enfermidade. Esta Ensiqlopédia é uma curiosa obra que se compõe de nove volumes: uma espécie de súmula do pensamento e das idéias de Qorpo Santo, incluindo a sua revisão ortográfica da Língua Portuguesa.

Referências

AGUIAR, Flávio, Os Homens Precários: inovação e convenção na dramaturgia de Qorpo Santo. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, 1975.

ASSIS BRASIL, Luiz Antônio de, Cães da Província. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994.

BRITO, Rubens José Souza e J. Guinsburg, BRITO, Rubens José Souza e J. Guinsburg, Análise Matricial: uma metodologia para a investigação de processos criativos em Artes Cênicas. In DA SILVA, Armando Sérgio (org.), J. Guinsburg: Diálogos sobre Teatro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

CÉSAR, Guilhermino, A Reabilitação de uma Obra. In Programa do Espetáculo apresentado no Teatro do Clube de Cultura de Porto Alegre em Agosto-Setembro de1966.

ESSLIN, Martin, O Teatro do Absurdo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.

FRAGA, Eudinyr, Um Corpo que se queria Santo. In LEÃO, José Joaquim de Campos (Qorpo Santo), Teatro Completo. São Paulo: Editora Iluminuras, 2001.

HOHLFELDT, Antônio, Espetáculo de Qorpo Santo permite novas abordagens do autor gaúcho. In Correio do Povo - 08/11/1976.

MACIEL, Luiz Carlos, Geração em Transe: memórias do tempo do tropicalismo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

MENDONÇA, Casimiro Xavier de, Caixa de Sombras. In Revista Veja - 02/02/1983.

MICHALSKI, Yan, O Sensacional Qorpo Santo. In Jornal do Brasil – 08/02/1968.

OBINO, Aldo, A Lanterna de Fogo. In Correio do Povo - 07/03/1979.

SENA, Antônio Carlos, Qorpo Santo – um Precursor. In Programa do Espetáculo apresentado no Teatro do Clube de Cultura de Porto Alegre em Agosto-Setembro de1966.

Programas de Espetáculos:

Programa do Espetáculo Certa Entidade em Busca da Outra, apresentado em Junho de 2005 no Teatro Coletivo Fábrica em São Paulo.

Programa do Espetáculo Dr. QS – Quriozas Qomédias, apresentado em Março de 2007 no Espaço Cultural Semente em Campinas – SP.

Programa do Espetáculo apresentado, em Agosto-Setembro de1966 no Teatro do Clube de Cultura de Porto Alegre.

Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade