Encruzilhada dramatúrgica: experimentos com a escritura teatral brasileira

  • João Denys Araújo Leite

Resumo

Resultado da pesquisa O canto do teatro brasileiro 2: o texto teatral, o artigo aborda os modos de produção do texto para o palco que se apropria de uma espécie de “poeira estilhaçada” de história, estética e escrita para a cena. Tomando como fundamento as criações e argumentações fragmentárias de Schlegel, Benjamin, Brecht e Müller, o trabalho expõe o modo construtivo de um tipo de peça didática e demonstra as migrações de falas, gestos e personagens extirpadas de seu contexto original para outra urdidura de ação. O novo contexto escritural gera uma obra de efeitos didascálicos e remissivos, em situações formativas, com partículas dialógicas de peças de Oduvaldo Viana Filho, Gianfrancesco Guarnieri, Jorge Andrade, Dias Gomes, Leilah Assunção, Millôr Fernandes e Plínio Marcos.

Referências

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Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade