Rosa chá: coristas-dançarinas na cena revisteira

  • Laura Silvana Ribeiro Cascaes

Resumo

Este artigo busca elucidar a atuação das coristas-dançarinas no Teatro de Revista do Rio de
Janeiro, na década de 1920 e fazer o cruzamento com o imaginário da modernidade, tendo
como procedimento metodológico estudos bibliográficos sobre este gênero teatral e
abordagem investigativa pautada na História Cultural. Para tal, visa observar os vestígios
dos elementos simbólicos destas identidades sociais, enfocando a ascendência da
modernidade e o conjunto de transformações que atingiram aspectos destas identidades,
especialmente as mudanças de hábitos, comportamentos, práticas culturais, com destaque
para as condições de trabalho e as lutas políticas embaladas pela classe artística neste
período.

Referências

ANTUNES, Delson. Fora de Série. Um Panorama do Teatro de Revista no Brasil. RJ: FUNARTE, 2002.

AUGUSTO, Maurício. Coristas. In: O Percevejo. Revista de Teatro, Crítica e Estética do Programa de Pós-Graduação em Teatro. Ano 12. p.78-79. N.13. Rio de Janeiro, 2004.

BAUMAM, Zygmunt. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Identidade. RJ: Zahar, 2005.

CHIARADIA, Maria Filomena Vilela. A Companhia de Burletas do Teatro São José: a menina-dos-olhos de Paschoal Segreto. 1997. 169 páginas. Dissertação de Mestrado. UNIRIO, 1997.

GOMES, Tiago de Melo. Um Espelho no Palco: identidades sociais e massificação da cultura no teatro de revista dos anos 1920. Campinas: SP: Unicamp, 2004.

LIMA, Evelyn Furquin Werneck. Cena e Arquitetura no Rio de janeiro (1880-1940). In Cadernos de Pesquisa em Teatro. Programa de Pós- Graduação em Teatro da UNIRIO. Série Ensaios. N.° 5. p. 97-104. RJ, nov-1999.

REIS, Ângela. Cinira Polônio, a divette carioca: um estudo da imagem pública e do trabalho de uma atriz no teatro brasileiro na virada do século. RJ: Arquivo Nacional, 1999.

BEVILAQUA, Ana. Apoteoses Corporais: A Presença do Corpo na Cena Revisteira da Década de 20. Dissertação de Mestrado. UNIRIO, 2001.

CALDEIRA, Solange. A Presença da Dança nos Palcos Cariocas. In Cadernos de Pesquisa em Teatro. Programa de Pós-Graduação em Teatro da UNIRIO. Série Ensaios. N. 5. 1999.

PAIVA, Salvyano Cavalcanti de. Viva o Rebolado: Vida e Morte do Teatro de Revista no Brasil. R.J. Nova Fronteira, 1991.

PESAVENTO, Sandra Jatahi. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

RUIZ, Roberto. Teatro de Revista no Brasil: do Início a I Guerra Mundial. R.J.INACEN, 1988.

VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil: Dramaturgia e Convenções. Campinas: São Paulo: Pontes: UNICAMP, 1991.

____________________ Não Adianta Chorar: Teatro de Revista Brasileiro... Oba! Campinas: São Paulo: UNICAMP, 1996.

LISTA DAS PEÇAS (CEDOC – FUNARTE): Guerra ao Mosquito, de Marques Porto e Luiz Peixoto (1929)

PERIÓDICOS (BIBLIOTECA NACIONAL):

Fon-fon, 11 de outubro de 1924.

Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade