Os “Seis personagens” na escritura cênica de Anatoli Vassiliev

  • Martha Ribeiro

Resumo

O artigo se propõe a analisar a escritura cênica do encenador russo Anatoli Vassiliev, tendo
como modelo o vídeo “Seis Personagens a procura de um autor”, de Luigi Pirandello,
realizado em 1990 pela Escola de Arte Dramática de Moscou. Refletindo sobre sua própria
arte, Vassiliev destaca duas noções essenciais, que são a base do método utilizado por ele
na abordagem do texto teatral. Segundo o encenador e pedagogo, dois sistemas são
essenciais para estruturar texto e jogo dramático: o Fato Original e o Fato Principal. O
primeiro é denominado Sistema Psicológico e o segundo Sistema Lúdico. Entre esses dois
sistemas se configuraria uma zona intermediária, uma espécie de Sistema Tampão, um
espaço de passagem para duas diferentes configurações, encontrado em determinados
textos, como o de Pirandello.

Referências

MELDOLESI, Claudio, Mettere in scena Pirandello: il valore della trasmutabilità, in Fra Totó e Gadda, sei invenzioni sprecate dal teatro italiano, Roma: Bulzoni, 1997.

PIRANDELLO, Luigi. Seis Personagens a procura do autor. In_ GUINSBURG, Jacó. Pirandello, do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

RIBEIRO, Martha. Luigi Pirandello: um teatro para Marta Abba. São Paulo: Perspectiva, 2010.

POLIAKOV, Stéphane. Anatoli Vassiliev: l’art de la composition. Paris: Actes Sud-Papiers, 2006.

TESSARI Roberto, Epifanie di un dio selvaggio. Dalle scene simboliste alle avanguardie storiche del Novecento. In Roberto Tessari e Massimo Lenzi, Maschere Musiche. Lucca: Maria Pacini Fazzi, 2000, p. 190.

VASSILIEV, Anatoli. Sept ou huit leçons de theater. Paris: P.O.L. 1999.

Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade