Engenho Teatral, São Paulo, Hemisfério Sul, Periferia, 2010

  • Roberta Ninin

Resumo

Na peça Em pedaços, do grupo de teatro paulistano Engenho Teatral – o qual existe desde 1979 e possui esse nome desde 1993 -, evidencia-se a preocupação do grupo em contextualizar histórica, cultural e socialmente sua produção cultural por meio da construção estética/ dramatúrgica e relacional com seu o público alvo, população da Zona Leste da grande metrópole brasileira. Anteriormente ao contato do público com a obra teatral, o Engenho divulga seu trabalho artístico, via jornal independente, veiculando pitadas de apontamentos e reflexões presentes no espetáculo, além de uma breve sinopse das cenas. Importante registrar que, atualmente, o grupo é patrocinado pela Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, verba pública para desenvolver projeto público na área da cultura.

Referências

COSTA, Iná Camargo. A luta dos grupos teatrais de São Paulo por políticas públicas para a cultura: os cinco primeiros anos da lei de fomento ao teatro/ Iná Camargo Costa e Dorberto Carvalho. São Paulo: Cooperativa Paulista de Teatro, 2008.

COSTA, Iná Camargo. Teatro vivo em São Paulo. Disponível em:

< http://engenhoteatral.wordpress.com/espetaculos/>. Acessado em: 10 de out. 2010.

ENGENHO, Engenho Teatral na Zona Leste. São Paulo: agosto, setembro e outubro, 2010. (jornal)

ENGENHO. O Projeto. Disponível em: < http://engenhoteatral.wordpress.com/o-teatro/>. Acessado em: 10 de out. 2010.

MATE, Alexandre. A produção teatral paulistana dos anos 1980 - R(ab)iscando com a faca o chão da história: Tempo de contar os (pré)juízos em percursos de andança. 2008, 341 folhas, Tese (doutorado). Universidade de São Paulo – USP.

MATE, Alexandre. Outros – e muitos... Tantos outros – Quinhento$: Patifarias de um tempo ficcionalizado e apartado da história. Disponível em:

< http://engenhoteatral.wordpress.com/espetaculos/>. Acessado em: 10 de out. 2010.

Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade