Presença em cena

  • Alexandre Pieroni Calado

Resumo

As minhas experiências como ator do que chamaria «sentimento de presença em cena» estão atravessadas por um paradoxo: estar consciente e esquecer-me de mim. No presente artigo exploro a aparente contradição dessa experiência subjetiva de estar presente e ausente a si durante a atuação com auxilio das noções de «sentimento de si», do neurobiólogo António Damásio, e de «fluxo», do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi. A partir desta discussão, proponho três planos de referência para orientar práticas artísticas e pedagógicas que visam intensificar no ator o sentimento de presença em cena: o controle e a excitação na situação cénica; a atenção às relações com objetos, espaço, parceiros e imagens mentais; a propriocepção.

Referências

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly, 2002 [1990], Fluir, Lisboa: Relógio D’Água.

DAMÁSIO, António, 2005, O Erro de Descartes, Lisboa: Publicações Europa-América.

DAMÁSIO, António, 2008 [1999], O Sentimento de Si, Lisboa: Publicações Europa-América, 16ª ed.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena